Céticos, livres e Ateus
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Evolucionismo x Criacionismo

2 participantes

Ir para baixo

Evolucionismo x Criacionismo Empty Evolucionismo x Criacionismo

Mensagem  Aristóteles Ter Set 16, 2008 12:48 pm

Uma das grandes batalhas entre ciência e religião é sobre essa inutil dúvida, afinal não tem como acreditar na merdinha chamada Criacionismo, mais eu como eu to aqui como um ser imparcial(haha?) vamos la.


Criacionismo, Fé e Suposições :
Evolucionismo x Criacionismo Durer_Adao_e_EvaEvolucionismo x Criacionismo Jesus
"Adão e Eva" E "Jesus Cristo"

O cristianismo adota a Bíblia como fonte explicativa sobre a criação do homem. Segundo a narrativa bíblica, o homem foi concebido depois que Deus criou céus e terra. Também feito a partir do barro, o homem teria ganhado vida quando Deus assoprou o fôlego da vida em suas narinas. Diz ainda que Deus a partir de uma Costela de Adão(primeiro homem) fez Eva, sua mulher. E que eles viveriam no Édem, no paraíso, para sempre, até que eles cometeram um pecado e foram expulsos de la, dai surgiria a humanidade.


Evolucionismo, Biologia e Lógica :
Evolucionismo x Criacionismo Homem-vitruvianoEvolucionismo x Criacionismo Darwin

Apenas uma introdução a teoria de Darwin :
Em 1859, Charles Darwin (1809–1882) publicou ‘’A Origem das Espécies’’, que enunciou a primeira teoria completa de evolução por selecção natural. Darwin viu a história da vida como uma árvore, com cada ramificação a representar um ancestria comum. As folhas representam espécies modernas e os ramos representam os ancestrais comuns partilhados pelas espécies. Para explicar estas relações, Darwin argumentou que todos os seres vivos estão relacionados e descendem de umas poucas formas ou mesmo só um único ancestral comum, num processo que ele descreveu de “descendência com modificação”.

A perspectiva de Darwin foi controversa porque os seres humanos não receberam atenção especial na sua árvore evolutiva: são somente um dos muitos ramos. Apesar de Darwin não ter feito menção a isto explicitamente, o seu amigo e apoiante Thomas Henry Huxley rapidamente apresentou evidências que homens e macacos partilham um ancestral comum. A imprensa da altura interpretou erradamente que isto queria dizer que o homem descendeu de macacos.

A explicação de Darwin sobre os mecanismos de evolução baseavam-se na teoria da selecção natural, desenvolvida a partir das seguintes observações:

1 - Se todos os indivíduos de uma espécie se reproduzissem com sucesso, a população dessa espécie iria aumentar exponencialmente.
2 - Tirando flutuações sazonais, o tamanho das populações tendem a permanecer estáveis
3 - Os recusos ambientais são limitados.
4 - As características encontradas numa população variam bastante. Numa dada espécie, nenhuns indivíduos são exactamente iguais.
5 - Muitas das variações encontradas numa população podem ser passadas para a descendência.

A partir destas observações, Darwin deduziu que a produção de mais descendentes do que o ambiente pode suportar leva a uma luta pela sobrevivência, com apenas uma pequena percentagem de sobreviventes em cada geração. Ele notou que a probabilidade de sobrevivência nesta luta não é ao acaso, mas sim dependente da adaptação dos indivíduos ao seu ambiente. Indivíduos bem adaptados irão provavelmente deixar mais descendentes do que os seus competidores menos aptos. Darwin concluiu que a capacidade desigual dos indivíduos sobreviverem e se reproduzirem leva a mudanças graduais na população assim que as características que ajudam o organismo a sobreviver e reproduzir se acumulam ao longo de gerações e as que inibem a sua sborevivência e reprodução se perdem. Darwin usou o termo “selecção natural” para descrever este processo.

As variações numa população surgem por mutações aleatórias no DNA, mas a selecção natural não é produto do acaso: o ambiente determina a probabilidade de sucesso reprodutivo. O produto final da selecção natural são organismos que estão adaptados ao seu ambiente actual. No entanto, o ambiente está em permanente mudança, mudando as pressões selectivas.

A selecção natural não envolve progressão para um objectivo último. A evolução não progride necessariamente para formas de vida mais complexas, mais inteligentes ou mais sofisticadas. Por exemplo, pulgas (parasitas sem asas) descendem de um ancestral alado de mosca-escorpião, e cobras-cega são lagartos que já não precisam de membros. Os organismos são simplesmente o produto de variações que falham ou tem sucesso, dependendo das condições ambientais da altura. Na verdade, quando o ambiente muda, muitas espécies não se conseguem adaptar e extinguem-se.


Pronto galera, com essas pequenas introduções, podemos discutir e debater esse tema, VIVA A CIÊNCIA!
Aristóteles
Aristóteles

Mensagens : 19
Data de inscrição : 14/09/2008
Idade : 74
Localização : Estagira - Grécia

Ir para o topo Ir para baixo

Evolucionismo x Criacionismo Empty O evolucionismo aceito pela religião

Mensagem  thiagoleal Qua Set 17, 2008 12:06 pm

Bom, Aristóteles... você deve estar sabendo que o Vaticano FINALMENTE aceitou o evolucionismo, certo?

Como você vê esse fato?
thiagoleal
thiagoleal

Mensagens : 6
Data de inscrição : 16/09/2008
Idade : 39
Localização : João Pessoa

http://www.fanaticoec.com

Ir para o topo Ir para baixo

Evolucionismo x Criacionismo Empty Re: Evolucionismo x Criacionismo

Mensagem  Aristóteles Qui Set 18, 2008 12:44 pm

thiagoleal escreveu:Bom, Aristóteles... você deve estar sabendo que o Vaticano FINALMENTE aceitou o evolucionismo, certo?

Como você vê esse fato?


Na verdade thiago, a igreja nunca negou o Evolucionismo, eles sempre deram a nós a explicação de que Gênesis era apenas uma história com sentido figurado sobre a criação de tudo, eles nunca negaram as teorias de Darwin, eles não são bobos...
=D
Aristóteles
Aristóteles

Mensagens : 19
Data de inscrição : 14/09/2008
Idade : 74
Localização : Estagira - Grécia

Ir para o topo Ir para baixo

Evolucionismo x Criacionismo Empty Re: Evolucionismo x Criacionismo

Mensagem  thiagoleal Qui Set 18, 2008 2:03 pm

Eu sei, mas, digamos... sempre houveram fiéis mais "cegos" devido ao fato de nunca ter havido um pronunciamento mais enfático na questão da evolução.

Mas a Igreja Protestante, que na minha opinião é mais nojenta, é um exemplo de igreja que não aceita o evolucionismo, o que é absurdo.
thiagoleal
thiagoleal

Mensagens : 6
Data de inscrição : 16/09/2008
Idade : 39
Localização : João Pessoa

http://www.fanaticoec.com

Ir para o topo Ir para baixo

Evolucionismo x Criacionismo Empty Re: Evolucionismo x Criacionismo

Mensagem  Aristóteles Qui Set 18, 2008 2:15 pm

thiagoleal escreveu:Eu sei, mas, digamos... sempre houveram fiéis mais "cegos" devido ao fato de nunca ter havido um pronunciamento mais enfático na questão da evolução.

Mas a Igreja Protestante, que na minha opinião é mais nojenta, é um exemplo de igreja que não aceita o evolucionismo, o que é absurdo.

Sim, concordo...mais sempre houveram e sempre haverão, e isso é invevitável.
Igreja Protestante pra mim é um lixo, apenas uma galerinha chata, cega e iludida! AHShuashua
Se eles não aceitam, eles que morram achando que vieram do dedo de um Deus.

Um Deus que primeiro faz a Luz, e depois de 2 dias faz o Sol, parece aquela piada do portugues :

"Eu prefiro a Lua, que ilumina quando ta de noite, ta escuro...o Sol só aparece quando ja ta tudo claro mesmo."
Aristóteles
Aristóteles

Mensagens : 19
Data de inscrição : 14/09/2008
Idade : 74
Localização : Estagira - Grécia

Ir para o topo Ir para baixo

Evolucionismo x Criacionismo Empty Re: Evolucionismo x Criacionismo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos